4 de set de 2009

Projetos no Salobo

A área de estudo localiza-se no município de Marabá, sul do Pará onde foram desenvolvidos dois projetos, um de prospecção e um de salvamento arqueológico.

O projeto de prospecção, iniciado em 2003 e encerrado em 2006, teve como objetivos: Realizar prospecção para identificar sítios arqueológicos nas áreas afetadas pelo empreendimento; Avaliar impactos que serão causados ao patrimônio arqueológico; Apresentar proposta de salvamento arqueológico, sugerindo medidas mitigadoras e/ou compensatórias; Fornecer subsídios para elaboração do projeto de Educação Patrimonial. Os resultados deste projeto, além de oferecer uma visão detalhada sobre a arqueologia da área, contribuem para ampliar e aprofundar conhecimentos sobre a pré-história local e regional.

O projeto de salvamento tem por objetivos: Realizar pesquisa de salvamento nos sítios arqueológicos das áreas afetadas pelo empreendimento; Sugerir medidas mitigadoras e/ou compensatórias; Gerar conhecimentos sobre a pré-história local e regional; Assessorar projeto de Educação Patrimonial. Os resultados dessa pesquisa contribuirão para a compreensão do povoamento pré-histórico local e regional, apresentando seqüência cronológica de ocupação dos sítios e esclarecendo ainda aspectos relacionados à ocupação Tupiguarani na Amazônia.
.
.
.

Ministério da Ciência e da Tecnologia


Leia mais


Projeto Salobo - Junho de 2009 - PDF
.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário