26 de out de 2010

Acadêmicos de Biologia da UFPA Visitam a FLONA Carajás


Essa semana eu estive acompanhando a turma de biologia da Universidade Federal do Pará – UFPA (Parauapebas – PA) numa atividade educativa na Floresta Nacional de Carajás. Uma turma muito alegre e empenhada com seus objetivos, do dia. A atividade deu-se basicamente no Platô Norte da FLONACA.  A aula teve como objetivo a construção e colocação de armadilhas para a captura de pequenos mamíferos, e estratégias de levantamento faunístico da FLONA Carajás objetivando o estudo científico entre outros.

Visitamos também a Área de N1 (área um do platô norte) onde está localizada uma área de canga hematítica (savana metalófila). Área de ferro aflorado dotado de uma flora e fauna característica, apresentando endemismo. A Floresta de Carajás é onde estão localizadas talvez as maiores jazidas de minério de ferro do mundo, e é onde está concentrado o coração do Projeto Ferro Carajás, quando foi implantado na década de 60, pelo governo do regime militar.

Turma de Biologia UFPA - Parauapebas PA. Em visita à
Floresta Nacional de Carajás.
Descemos até o vale de águas claras centro da FLONACA, a mais ou menos 96 km de Parauapebas – PA. Ao vale de águas claras que divide a FLONACA ao meio em platô norte (serra-norte) e platô sul, (serra-sul) onde corta o vale um dos igarapés mais lindos da região, o igarapé de águas claras,  turma visitou ainda, nesse local a cachoeira de águas claras, bela e com suas aguas gélidas como os polos.
A Floresta Nacional de Carajás é uma Unidade de Conservação (UC) criada pelo decreto nº 2.486 de 02 de Fevereiro de 1998, constitui o mosaico de unidade de conservação de Carajás que possui cinco UC´s : Floresta Nacional do tapirapé-Aquíri, Reserva Biológica do Tapirapé, Floresta Nacional do Itacaiunas, Área de Proteção Ambiental do Igarapé Gelado, Floresta Nacional de Carajás e mais uma Terra Indígena: Reserva Indígena Xicrin.
A visita foi realizada através do CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE PARAUAPEBAS – CEAP, por meio do projeto escola vai a FLONA. O Projeto Escola Vai a FLONA, atende cerca de 6.000 estudantes por ano, e funciona desde 2005, quando surgiu o Programa CEAP. 


Por: Filho Manfredini:

Nenhum comentário:

Postar um comentário