22 de nov de 2010

O PAPEL DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

" As UCs produzem bens e serviços de elavado valor econômico. Os custos de produção desses benefícios são significativos e estão diretamente relacionados ao esforço para a conservação".
O interesse do ser humano em proteger alguns lugares especiais do planeta é bastante antigo, mas somente em 1872 ocorreu o marco da atual polótica de conservação dos recursos naturais - a acriação do Parque Nacional de Yellostone, nos Estados Unidos. Ainda no século 19, inspirado na estratégia americana, o engenheiro André Rebouças (Engenheiro Rebouças-André Pinto Rebouças (Cachoeira, 13 de janeiro de 1838 — Funchal, 9 de maio de 1898) foi um engenheiro e abolicionista brasileiro ) iniciou esforços para criar parques nacionais no Brasil, com especial interesse na ilha do Bananal (A Ilha do Bananal é a maior ilha fluvial do mundo, com cerca de vinte mil quilômetros quadrados de extensão (1.916.225 hectares), cercada pelos rios Araguaia e Javaés- no estado brasileiro de Tocantíns) e nas extintas Sete Quedas(O Salto de Sete Quedas (também chamado Salto Guaíra) era a maior cachoeira do mundo em volume de água, que desapareceu com a formação do lago da Usina hidrelétrica de Itaipu). Entretanto, só depois da morte desse pioneiro se desejo se concretizou, com a criação do Parque Nacional de Itatia, em 1937.
A função das áreas protegidas e o seu papel na sociedade humana ao longo dos anos, mas basicamente esses espaços são uma resposta cultural às ameaças sofridas pela Natureza, sua exuberante flora e fauna e belezas cênicas. Com o crescimento da população humana, o impacto sobre os recursos naturais do planeta tem aumentado enormemente. Hoje, essas áreas representante também um importante instrumento para a manutenção dos serviços ambientais, que são os benefícios concedidos às sociedades humanas pelos ambientes naturais bem preservados, como proteção de reservas de água, conservação dos solos e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas que estão em curso.
No Brasil as unidades de Conservação (UCs) são a forma mais difundida de proteção. Inúmeras delas foram criadas nos país com distintos objetivos e sob a gestão de diferentes órgãos. Mas até o final da década de 1980 não existiam no país um sistema de unidades de conservação com estrutura organizada e coesa. Nessa época iniciou-se o debate sobre como deveria ser um sistema coerente e unificado. Após mais de dez anos, em 200, foi publicado o Serviço Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), cuja estrutura atende às necessidades de uso e conservação de recursos naturais no páis. As UCs são divididas em duas categorias principais, de acordo comos uso que lhes são permtidos: as de proteção integral e as de uso sustentável. As unidades de proteção integral têm como objetivo primordial prservar a Natureza e admitem apenas o uso indireto dos recursos naturais. Jás as de uso sustentável têm por finalidade compatibilizar a conservação da Natureza como uso sustentável de uma parcela dos seus recursos naturais.
 
 

2 comentários:

  1. Olá!!

    Muito legal o seu blog e bem organizado... Parabéns!!! e obrigada por seguir o meu humilde blog =)
    Vou acompanhar agora o seu blog e trocar experiências.

    Att.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Eduarda! O seu blog tambem é muito show!

    ResponderExcluir